top of page

Como avistar as baleias francas em Santa Catarina?


Casal em ponto contemplando a Baleia Franca no mar.
Um dos atrativos do inverno em Santa Catarina é poder ver a Baleia Fanca pelas praias.
Nos meses de julho e novembro, o litoral de Santa Catarina recebe a Baleia Franca e você pode contemplar elas seja na praia ou em passeios guiados.

Caso você não saiba, julho marca a chegada da Baleia Franca no litoral sul de Santa Catarina. E avistar estes belíssimos animais é uma experiência inesquecível e encantadora. Até o mês de novembro, a Baleia Franca está por toda a costa litorânea e você pode ver elas amamentando os seus filhotes.

Não é à toa, que as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba fazem parte da Rota da Baleia Franca. Este período é ideal para quem quer passear pelas praias com tranquilidade e ainda contemplar a natureza de praias paradisíacas.

Seja na beira da praia ou em visitas guiadas, existem diversos meios para você contemplar a baleia franca em seu habitat natural. Neste texto, vamos explicar como avistar as baleias francas em Santa Catarina.

Vamos lá!


Mulher com binóculos avistando a baleia franca na beira da praia.
Para ver a Baleia Franca, é preciso estar na beira da praia.

Nas praias

Se você tem o desejo de ver uma baleia, então precisa estar na beira da praia. Apesar da probabilidade ser menor, é um dos meios mais acessíveis para se deslumbrar com a Baleia Franca. Elas vêm do Atlântico Sul em busca de águas mais quentes para procriar e amamentar seus filhotes. Além disso, os filhotes precisam criar força e como forma de incentivo, você pode vê-las saltando nas águas para ensinar eles. Um espetáculo único

O ponto negativo deste tipo de observação é que você nunca sabe se realmente vai conseguir ver as baleias. Você fica dependente da sorte. E a praia não é o melhor ponto de observação. Por estar na linha do horizonte, muitas vezes você pode confundir elas com outros animais ou com pedras.


Grupo em trilha no litoral de Santa Catarina, procurando a Baleia Franca.
As trilhas pela região proporcionam a possibilidade de avistar a Baleia Franca.

Nas trilhas

Como algumas trilhas costeiam o litoral, é possível visualizar as baleias nestes locais. Aproveitar um passeio pela mata e conhecer outras praias já é um atrativo a parte e se tiver companhia das baleias pode ser um bônus no seu passeio.

Ponto negativo deste tipo de possibilidade é não ter a certeza de que elas vão aparecer. Além disso, por mais que você tenha pontos de observação mais propícios, eles podem estar mais distantes da costa.


Mirante da Baleia na Praia da Gamboa com placa escrita: pessoa educada, ambiente limpo.
O Mirante da Baleia na Praia da Gamboa é um ponto de observação da Baleia Franca.

Pontos de observação

Existem alguns pontos de observação que você pode conhecer na sua busca baleeira. Um deles é o Mirante da Baleia na Praia da Gamboa. Uma estrutura montada especialmente para observação dos cetáceos. O Mirante também é um local utilizado pelos pesquisadores do Instituto Australis para o monitoramento destes animais.

Estes pontos de observação são muito procurados pelos visitantes e é uma excelente escolha para o avistamento. Além disso, os mirantes estão instalados nas praias mais incríveis da região. Aproveite para conhecer essas praias e as suas opções de entretenimento.

O ponto negativo destes mirantes é que não há certeza de que você verá uma baleia.


Mãe e filho olham para a baleia franca no mar.
Optar por um avistamento guiado é garantia de encontrar a Baleia Franca.

Passeios guiados

Se você quer ver as baleias com o máximo de certeza, a melhor opção é adquirir um passeio de avistamento. As empresas de passeios, como a Ao Sul Natural, conseguem saber a localização destes belíssimos animais com muita precisão. Ao optar por um passeio guiado, você ainda terá outros benefícios.

Você vai conhecer mais sobre a Baleia Franca, sua história, características e comportamento. Quer mais? Ainda é possível conhecer lugares maravilhosos que recontam a história de 5.000 anos atrás. Época dos povos sambaquis e posteriormente da chegada do povo açoriano.

Natureza, história e diversão em momentos únicos.


Mãe e filhote de baleia nadando tranquilamente pelo mar no litoral de Santa Catarina.
As Baleias Francas são monitoradas pelas equipes do Projeto Franca Austral do Instituto Australis.

Projeto Franca Austral

O Projeto Franca Austral é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O ProFRANCA chega para somar em prol da conservação da espécie!

Seu objetivo é conservar a baleia-franca-austral, tanto através da continuidade de pesquisas realizadas a longo prazo, como pela execução de metodologias inovadoras aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie.

Conheça também o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, que hoje está instalado em Imbituba, Santa Catarina.


Conclusão

Neste texto apresentamos os meios mais conhecidos para avistar a Baleia Franca. Estes mamíferos, chegam na costa de Santa Catarina em julho e ficam por aqui até novembro. Seja passeando pelas praias ou por passeios guiados, você pode contemplar um dos espetáculos mais lindos da natureza. Se optar por um passeio guiado, ainda conhecerá os pontos históricos da região. Momentos que vão conquistar você.

Agora é o momento de planejar sua próxima viagem e conhecer Garopaba e a Praia do Rosa, que fazem parte da Rota da Baleia Franca.

ATENÇÃO! Para evitar acidentes ou que os animais se machuquem, não é permitido o avistamento por embarcações (barcos, navios, lanchas, etc…).


Comments


bottom of page