A época mais quente do ano tem entre seus principais atrativos o sol, o mar e a areia da praia. Os dias quentes também são um convite para trocar as roupas formais pelas roupas de banho. Apesar do verão proporcionar momentos de descanso e relaxamento, não dá para descuidar da saúde e principalmente com a pele. Proteger a sua pele do sol do verão vai evitar com que você sofra com o câncer de pele, ou estrague a sua tão sonhada viagem devido a queimaduras.
Este texto apresentará os cuidados que você deve ter com a pele no verão.
1 - Filtro Solar
Sim. Ele é o primeiro da nossa lista e todo mundo já falou para você (até o Pedro Bial já falou), use filtro solar. Escolha um Fator de Proteção Solar (FPS) adequado ao tempo em que você ficará em exposição no sol.
E aqui vamos orientar com a informação correta: o número do FPS não tem nenhuma relação com o grau de proteção, mas sim com o tipo de pele e o tempo você ficará exposto ao sol.
Exatamente, se um FPS for 30 ele protege igual ao FPS 50 só que por menos tempo. Mas então o tom de pele não influencia em nada? Sim, também influencia, pois uma pessoa com tom de pele mais clara leva menos tempo para sofrer com os raios solares, do que uma pessoa de pele mais escura.
Então, se você vai apenas dar uma caminhada rápida pela praia, pode escolher um protetor com FPS menor do que se for passar o dia na beira da praia.
E procure repassar o filtro solar durante o período que ficar no sol.
2 - Hidrate-se
Sim, beba água… e muita água. No mínimo 2 litros. Se preferir, pode tomar uma água de coco ou suco natural. Levar aquela caipirinha ou cerveja gelada parece uma ótima opção, mas bebidas alcoólicas não vão manter a sua hidratação. Bem ao contrário, essas bebidas causam a desidratação no corpo. Agora você já sabe, se for beber na beira da praia, intercale com bebidas que mantenham a sua hidratação. Outra opção é optar por frutas ricas em água como melancia, melão ou uva.
3 - Cuide da alimentação
Essa dica complementa o item anterior. Assim como não dá para descuidar da hidratação, prefira uma dieta balanceada. Alimentos com betacaroteno são ricos em antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pelo sol. Aumente a ingestão de cenoura, beterraba, abóbora ou mamão durante os dias de verão.
Além disso, evite frituras e gorduras, trocando elas por comidas assadas ou ou grelhadas. Seu corpo vai responder melhor a ingestão de comidas mais leves e sua pele com certeza vai agradecer.
4 - Evite o sol diretamente na pele
Sim, todo mundo adora aproveitar a beira da praia, sentar ali e curtir o visual que o mar proporciona. Só que exposição demais e direta no sol não é aconselhado. Além do protetor solar, opte por um chapéu ou boné, um local com sombra ou até por um guarda-sol ou tenda. Eles vão proteger você da incidência dos Raios UV e evitar queimaduras e lesões na pele.
Atenção! Entre 10h e 16h são os horários menos indicados para pegar sol, portanto, redobre a atenção neste período do dia.
5 - Faça uma limpeza de pele rotineira
Nesta época do ano suamos mais e a água do mar e a areia também causam o ressecamento da pele. Sempre que voltar do mar tome um banho com água doce para tirar o excesso de sal do corpo. Como o sabonete também pode ressecar a pele, opte por um dos banhos apenas com água.
Não esqueça de secar bem o corpo, para evitar a proliferação de fungos, micoses ou bactérias, principalmente entre os dedos.
Diariamente realize uma limpeza de pele para evitar a oleosidade da pele e o entupimento dos poros. Use também hidratantes corporais especialmente nos joelhos, mãos, pés e cotovelos. Essas regiões são as que mais sofrem com o ressecamento da pele.
Anotou essas dicas? Então aproveite os dias de sol, o mar e a areia da praia.
Se ainda não escolheu a sua estadia, aqui você encontra a acomodação que mais combina com o seu estilo. Ou se preferir, fale com a nossa Central de Reservas.
Comments