Além de ser um ponto turístico histórico de Garopaba, a Igreja São Joaquim proporciona um visual de pura contemplação da natureza no seu fim de tarde.
Um marco para Garopaba e primeira edificação, a Igreja São Joaquim foi construída em 1795 e tornou-se o principal cartão postal da cidade. Com arquitetura barroca, seu estilo remete à época da armação baleeira. A Igreja é o ponto final do Centro Histórico de Garopaba e possui uma vista privilegiada de toda a orla de Garopaba.
Até o final do Império, todos os registros de nascimento, batismo, casamento e óbito eram realizados pela Igreja e por isso ela é tão importante para a cidade. Durante a Armação Baleeira, era ali que as embarcações eram recebidas e os marinheiros desembarcavam para descasarem antes de seguir viagem.
Devido a sua importância histórica, a Igreja São Joaquim de Garopaba teve o seu tombamento decretado pela Fundação Catarinense de Cultura em 25 de junho de 1998. Por este motivo, toda a sua estrutura é preservada, mantendo as características daquela época. Ela passou por duas reformas, uma em 1976, com conclusão em 1978 e a segunda em 2016, sendo a primeira após o seu tombamento.
Por estar em um ponto alto da cidade, ela proporciona uma vista de toda a orla de Garopaba, além da Praia do Siriú, Praia da Gamboa e da Guarda do Embaú. Seu pôr do sol é fascinante e muito concorrido, recebendo desde moradores à turistas.
Outra opção é passear pela Praça 21 de Abril, localizada bem em frente à igreja, e aonde era sede da Armação Baleeira, aqui instalada entre os anos 1793 e 1837. Garopaba é cheia de histórias que remontam desde a época do império e você vai se encantar com este lugar único.
Aproveite as suas férias e visite a Igreja São Joaquim de Garopaba.
Você já visitou a Igreja São Joaquim? Aproveite e chame nossa equipe da Central de Reservas para programar suas próximas férias e conhecer este ponto turístico de Garopaba.
Comments